Lançamento oficial do primeiro e-book do PET UFMA ocorrerá nesta sexta, às 18h, via Google Meet

publicado: 30/03/2021 17h16, última modificação: 30/03/2021 17h16
236c8260-76a0-477d-8212-f62718a95804.jpeg

“Relatos de Pesquisa, Ensino e Extensão na Universidade Federal do Maranhão” é nome do primeiro e-book a ser lançado pelos grupos PET da Universidade Federal do Maranhão, que tem a organização do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Espaços Sociopedagógicos da UFMA por meio de Marilda da Conceição Martins, professora do Departamento de Educação II e tutora do PET Espaços Sociopedagógicos, e de Lheticia de Freitas Gomes, discente do curso de Serviço Social e integrante do grupo. A cerimônia do lançamento oficial da obra será on-line, por meio do Google Meet, nessa sexta, 26, às 18h, e é destinada a toda a comunidade universitária e sociedade em geral.

A atividade contará com a participação dos tutores dos trezes grupos PET da UFMA; de Lorena Carvalho Martiniano de Azevedo, diretora de Ações Especiais (Daesp), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen); de Mário Lima Brasil, tutor do PET Conexão de Saberes Música do Oprimido, ex-diretor da Comissão Executiva Nacional dos grupos PET (Cenapet) e docente da Universidade de Brasília (UnB); e de Gabriel Oliveira Nojosa, membro do Cenapet e do PET Biblioteconomia da UFMA.

A obra é fruto dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão realizado pelos grupos PET da UFMA, nos anos de 2018, 2019 e 2020. Ao todo, são dez artigos, totalizando 144 páginas, com prefácio escrito por Mário Lima Brasil. Os interessados em participar da atividade deverão acessar o formulário de inscrição on-line.

Segundo Lheticia Gomes, a produção do e-book é um sonho antigo do PET Espaços Sociopedagógicos e que a sua produção requereu um grande trabalho, tanto na análise e formatação dos artigos, como o procedimento de publicação, porém todo o esforço foi válido com a finalização da obra.

“Quando entrei no PET em 2018, a proposta de lançamento do livro em formato e-book já estava inclusa no planejamento das atividades do grupo. Só que, como eram muitas atividades, nunca conseguíamos finalizar o planejamento da obra. No início de 2019, a tutora Marilda Martins solicitou que eu e outra integrante do grupo começássemos a elaborar o edital de chamada de trabalhos, destinado aos grupos PET da UFMA, para o recebimento de artigos dos grupos. Porém, somente no segundo semestre de 2019, conseguimos finalizar a publicação do edital. Todo o processo se concretizou em 2020, mesmo diante de um cenário caótico de pandemia mundial do covid-19”, explanou.

Ela acrescentou que, mesmo neste momento tão delicado para a vida de muitas pessoas, o grupo teve forças para continuar com o projeto de publicar os trabalhos dos grupos PET da UFMA entre os anos de 2018 e 2020.

A organizadora do fascículo ainda informou que a publicação deste e-book no ano de 2021 é uma grande realização para todos os integrantes do Programa na Universidade, principalmente para o PET Conexões de Saberes Espaços Sociopedagógicos.

“Este e-book é uma forma de divulgação das atividades do Programa de Educação Tutorial para toda a comunidade, principalmente acadêmica, sobre os trabalhos e atividades de ensino, pesquisa e extensão do PET no Estado do Maranhão”, finalizou.

Outras informações podem ser obtidas por meio do Instagram do grupo, @petespufma.

Acesse a obra completa, publicada pela Edufma

Por: Allan Potter