Diretoria de Acessibilidade promove o evento de acolhimento virtual dos estudantes com deficiência nesta quarta, 13

publicado: 14/04/2022 14h33, última modificação: 14/04/2022 14h33
ab54d777-8290-4531-8882-48405bc2c573.jpeg

Ocorre nesta quarta-feira, 13, às 14h, a acolhida virtual dos estudantes com deficiência realizada pela Diretoria de Acessibilidade (Daces) da UFMA. O evento tem o objetivo de orientar, encaminhar, avaliar e acompanhar as demandas dos ingressos com limitações físicas para dar apoio ao acesso, permanência e inclusão na Universidade. A transmissão ocorre por meio do Canal Institucional da Daces no Youtube.

A programação reúne depoimentos de discentes com deficiência visual e auditiva, servidores de transcrição em Braille e intérpretes de Libras da Diretoria. A diretora do setor, Maria Nilza Quixaba, conta que a responsabilidade da Daces foca na melhor experiência acadêmica para alunos e servidores com deficiência: “Os atendimentos realizados pela Daces são organizados considerando as principais necessidades e reivindicações dos acadêmicos com deficiência. Neste semestre, continuamos com nossos atendimentos fixos para os novos alunos”.

A Diretoria oferece suporte com empréstimos de tecnologia assistiva como lupas eletrônicas, gravadores e notebook; transcrição para o sistema Braille, tradutores e intérpretes de Libras, serviço social e encaminhamento. Alunos interessados nos serviços devem entrar em contato com a Daces pelo e-mail daces.proen@ufma.br, pelo portal de atendimento e/ou pelos telefones (98) 3272-8053 e (98)3272-8028. A Daces também funciona presencialmente de segunda a sexta, das 8h às 14h, próximo ao prédio da Reitoria.

Acompanhe a transmissão:

Por: Andressa Algave