Diretoria de Acessbilidade promove reunião de orientação para discentes surdos, no Centro Pedagógico Paulo Freire

publicado: 02/09/2022 11h36, última modificação: 02/09/2022 11h36
47725af8-e24e-402f-88de-1634126d195a.jpeg

No dia 30 de agosto ocorreu a “Reunião de orientação para os discentes surdos” do segundo semestre, no Centro Pedagógico Paulo Freire. Ela teve como pauta as orientações sobre o atendimento aos alunos surdos e os serviços prestados pela Diretoria de Acessibilidade (Daces). A organizadora da reunião foi a técnica-administrativa da Diretoria e intérprete de Libras da UFMA, Roselane Martins.

A principal questão levantada pelos estudantes surdos foi a dificuldade de comunicação, e a maior solicitação foi o engajamento da Universidade no processo de inclusão social. A reunião foi proposta para solucionar dificuldades mapeadas pela equipe de tradução e interpretação em Libras da Diretoria no semestre passado. “Tivemos retorno imediato dos discentes, então podemos afirmar que esse momento também era ansiado por eles”, disse Roselane.

Entre as deliberações, foram discutidos os direitos e deveres dos discentes surdos; o atendimento dos intérpretes em atividades além das aulas, em seminários, reuniões, entre outros; e o acompanhamento dos docentes no processo. Segundo a intérprete de Libras, há a proposta para a reunião ser continuamente semestral. Na edição deste período, foram atendidos doze estudantes surdos usuários de Libras, em nove cursos.

Os discentes surdos podem fazer as suas solicitações diretamente na Daces, na Coordenação de Tradução e Interpretação em Libras ou pelo e-mail .

Por: Jarina Milena

Produção: Marcos Paulo Albuquerque