Acolhida Virtual 2022.1 marca o início do período letivo, em formato de retomada presencial planejada das atividades acadêmicas e administrativas

publicado: 12/04/2022 16h11, última modificação: 12/04/2022 16h11
77f63098-4363-436f-ab1e-d421076ec57d.jpeg

Para receber os alunos, especialmente os calouros, foi realizada a Acolhida Virtual 2022.1, momento transmitido no Canal Institucional da UFMA no Youtube, que contou a presença do reitor Natalino Salgado e de diversas autoridades da Universidade, como diretores de centro e pró-reitores. A retomada presencial planejada das atividades acadêmicas e administrativas ocorre por meio da aprovação da Resolução Nº 414 pela Secretaria dos Colegiados Superiores do Conselho Universitário, no dia 6 de abril, e da divulgação do Protocolo de Biossegurança.

Primeiramente, o reitor falou sobre os impactos da pandemia e o enfrentamento da UFMA diante desse desafio. Ele explicou que houve grandes investimentos nas áreas de tecnologia e inovação, com o objetivo único de proteger vidas, e se solidarizou com as perdas deste período. “Vivemos uma das mais desafiadoras experiências da raça humana e creio que as lições ficaram, como o respeito ao planeta onde vivemos, a compaixão com o próximo e a esperança no amanhã, a despeito da fragilidade da vida”, pontuou.

Depois, Natalino Salgado também reiterou aos calouros que aproveitem a oportunidade de vivenciar a UFMA, em que o papel dela, como instituição de ensino, é formar alunos com consciência crítica, ética, com visão de mundo e de sustentabilidade. Durante o momento, a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera, pediu paciência durante este momento de transição, uma vez que a modalidade presencial começará em 31 de maio. Além das boas-vindas, houve apresentação de vídeos institucionais com a intenção de guiar os novos discentes durante o período letivo.

Foram abordados os protocolos de biossegurança, o acesso ao Sigaa, o uso da biblioteca, orientações com a coordenação e o programa de bolsas e auxílio ofertadas. Na ocasião, também foi divulgado que o edital de assistência estudantil está disponível e que as inscrições começam em 18 de abril. Os interessados devem acessar o site da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil para saber mais. Por fim, a recepção teve uma apresentação musical com o saxofonista Fábio Pereira, do Projeto “Do Nosso Jeito” da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Para assistir na integra a “Acolhida 2022.1”, acesse o Canal Institucional da UFMA no Youtube:

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque