Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração : Processos e Produtos Midiáticos.

Tem como objeto o ecossistema dos meios observado a partir de um cenário de transformações e de sua atual centralidade, buscando avaliar os impactos dessas mudanças no campo da Comunicação, com foco no ambiente profissional. Através de estudos teóricos e práticos pretende compreender as alterações nos processos produtivos; as características dos produtos midiáticos contemporâneos; as relações culturais, econômicas e políticas que atuam como vetores nesse cenário, bem como as novas habilidades e arranjos que tem surgido, reflexos de diversos movimentos e reordenamentos que se engendram em diferentes estágios de execução. Exercita o planejamento, a análise e a avaliação de processos de produção, circulação e consumo de bens midiáticos, bem como o desenvolvimento de produtos orientados aos sistemas digitais e guiados por práticas inovadoras.

Linhas de Pesquisa: 

 

COMUNICAÇÃO , TECNOLOGIAS E DINÂMICAS ORGANIZACIONAIS

Reúne estudos acerca dos processos de produção, circulação e consumo de sentidos, bens e serviços envolvendo as diversas dinâmicas que relacionam comunicação, inovação, tecnologias e organizações. Compreende organizações de todos os setores e áreas, tanto em contextos locais quanto globais, em um ecossistema caracterizado pela mediação sociotecnológica. Abrange, embora não se restrinja, às diferentes dinâmicas comunicacionais, institucionalizadas ou não, que ocorrem em diferentes formatos, engendrando modelos
de sociabilidade, seja em uma perspectiva histórica ou contemporânea. Compreende as interfaces da comunicação e das organizações com a ética, a saúde, os direitos humanos,
as políticas públicas, o meio ambiente, considerando as dimensões econômica, política, cultural, social, humana e tecnológica. Observa, ainda, mercados, profissões, produtos e
controvérsias que emergem na interface entre as tecnologias de comunicação (digitais e analógicas) e as organizações, atentando também para as práticas da comunicação
organizacional, como a assessoria, a gestão, o planejamento e a comunicação estratégica.

COMUNICAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO

Abrange estudos sobre as transformações porque passa a indústria de produção de conteúdo informativo, seja nas redações jornalísticas tradicionais, no ambiente das organizações e das assessorias ou ainda a partir de diversos novos arranjos, surgidos a partir dos processos digitais e de um ecossistema de meios em reconfiguração, dentro de perspectivas histórica, cultural, política e tecnológica. Observa a expansão dos espaços profissionais e a alteração nos processos produtivos, considerando as plataformas de mídias sociais, os negócios de monitoramento e análise de métricas, o jornalismo guiado por dados, a colaboração e a participação das audiências na produção de conteúdo, as novas formas de financiamento da atividade jornalística e o empreendedorismo. Compreende também um olhar orientado à inovação e ao desenvolvimento de artefatos; à utilização de tecnologias emergentes e recursos  computacionais intensivos; ao estudo de novas formas e gêneros narrativos; aos adventos de algoritmos e excesso de dados e às questões éticas, mercadológicas e metodológicas advindas destes cenários.