Notícias

Conferência Ibero-Brasileira de Energia (CONIBEN 2019)

publicado: 16/02/2021 18h24, última modificação: 10/03/2021 15h49

Coniben Lisboa 2019

Nos dias 30 e 31 de maio de 2019 o INEOF participou CONIBEN realizado no Tivoli Avenida Liberdade Lisboa, um dos hotéis 5 estrelas mais emblemáticos de Portugal.

No cenário ibero-brasileiro, há uma longa trajetória a ser percorrida para se alcançar uma (r)evolução sustentada. O Brasil, apesar do amplo potencial energético, tem diversificado o seu mix de energia de forma demasiadamente lenta e tímida. Já Portugal e Espanha, mesmo tendo se tornado referências na produção elétrica renovável e criado mercados integrados de eletricidade (MIBEL e MIBGÁS), ainda são muito dependentes de países detentores de recursos primários, tais como petróleo, gás natural e carvão. Os sistemas ibérico e brasileiro, embora apresentem condições energéticas essencialmente distintas, possuem diversas problemáticas em comum: instabilidades regulatórias, incertezas normativas, procedimentos administrativos morosos e burocráticos, descoordenação de políticas e competências públicas, ineficiências tarifárias, falta de incentivos financeiros, insuficiências das ferramentas de poupança energética, impactos ambientais, questões climáticas, entre outras, de ordem técnica e tecnológica. Tais problemas, em geral, têm travado investimentos nacionais e estrangeiros na área e, consequentemente, impossibilitado um maior aproveitamento das potencialidades setoriais.

Na ocasião o coordenador do INEOF, prof. Dr. Osvaldo Ronald Saavedra participou do Talk-show com a palestra "Ocean Energy in Brazil". 

Galeria de fotos

Arquivo 

registrado em: