Notícias

I Workshop de Energias Oceânicas e Fluviais

publicado: 16/02/2021 18h24, última modificação: 25/04/2022 15h43

I WEOF

O Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Energias Oceânicas e Fluviais (Ineof), liderado pelo Instituto de Energia Elétrica da UFMA (IEE-UFMA), deu início nesta quinta, 27, à primeira edição do Workshop de Energias Oceânicas e Fluviais, no Auditório do Anexo de Potência do CCET. A programação conta com palestras voltadas para a energia renovável presente nos mares, estratégias no comércio local no meio marítimo, e pesquisas voltadas para a área de estudos nas ciências do mar. O evento também conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Motivar o pesquisador maranhense

O professor da UFMA e atual coordenador do Ineof, Osvaldo Saavedra, destacou os tópicos que serão abordados durante a programação, que é voltada para a pesquisa das ciências marítimas.

“O Ineof é uma rede de universidades que está promovendo este primeiro workshop e concentra pesquisas nas energias oceânicas em praticamente todo o Brasil. E nesse evento contamos com a participação de pesquisadores de cinco universidades brasileiras, além de pesquisadores locais e estudantes de graduação e pós-graduação. O Workshop tem tudo a ver com o Maranhão, e isso provoca o pesquisador maranhense a olhar um pouco mais para o seu estado e o seu potencial”, ressaltou.

O docente ainda afirmou que existem diversas perspectivas nessa área, mas, durante o cotidiano, pouco se percebe a capacidade desse setor: “A gente convive dia a dia com isso, mas não percebe os desdobramentos e as avaliações possíveis do ponto de vista econômico e tecnológico”.

A reitora Nair Portela falou sobre o papel da UFMA em coordenar o Instituto do Ciências e Tecnologia em Energias Oceânicas e Fluviais do Mar, sediando esta primeira edição do Workshop voltado para professores, alunos e pesquisadores.

“Este é um grande projeto nacional, e a UFMA ganha destaque porque ela coordena, entre cinco universidades, o Ineof.  Então a Universidade realizando esse primeiro Workshop traz para o estado essas questões nacionais, e aqui nós temos grande potencial. Temos 640 quilômetros de costa litorânea e temos muitos rios no Maranhão, que precisam de assistência para que não se tornem assoreados, para que não percam a capacidade para navegação e geração de energia. Então esse workshop vai trazer toda essa possibilidade de desenvolvimento nessa linha extremamente importante”, alertou, também frisando, em seguida, os avanços alcançados na área, como o Navio Ciências do Mar II, entregue no início de agosto.

Também fizeram parte da mesa de abertura o diretor do Centro de Ciências Exatas (CCET), Ridvan Nunes; o presidente da Fapema, Alex de Oliveira; o especialista em Regulação da Superintendência de Desenvolvimento Energético Aurélio Calheiros; e o capitão tenente da Capitania dos Portos do Maranhão, Adriano Alves.

Fonte: portalpadrao.ufma.br

Apresentações de trabalhos

Link canal Youtube: canal INEOF

registrado em: