Microrredes para Aplicações Críticas

publicado: 04/11/2022 10h57, última modificação: 20/03/2023 11h03
UGrid

Você sabe como integrar sistemas fotovoltaicos em microrredes?

Microrredes têm se consolidado como uma solução viável para melhorar a confiabilidade do fornecimento de energia e a integração de fontes de energia renováveis (RES) na rede de energia elétrica. O crescimento destas aplicações se deve principalmente ao desenvolvimento dos conversores eletrônicos de potência que são as principais tecnologias de capacitação para a integração de RES e sistemas de armazenamento de energia nas microrredes.

Uma das aplicações que pode se beneficiar das microrredes são as infraestruturas críticas: conjunto de instalações e sistemas essenciais que não podem ter sua operação paralisada por uma interrupção do fornecimento de energia ou por problemas de qualidade de energia. Um exemplo é a microrrede que está sendo desenvolvida no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA - µGrid), no Maranhão, onde a principal finalidade é aumentar a confiabilidade e resiliência durante as campanhas de lançamentos de foguetes. Esta microrrede tem uma potência instalada de aproximadamente 3 MW, composta por geração solar fotovoltaica, sistema de armazenamento de energia a baterias e fonte despachável de energia.

Quer saber mais? Na palestra do Prof. Dr. Luiz Ribeiro, da UFMA - Universidade Federal do Maranhão, serão apresentadas a descrição da CLA - µGrid, as características gerais, o princípio de funcionamento e os modos de operação.

▪️ Com o patrocínio da Gimi Soluções e SMA Solar Technology AG

📍Evento híbrido - dia 04.11.2022
📍 Em Florianópolis, no Laboratório de Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

⏩ Acesse e participe: https://lnkd.in/emw74att