UFMA inicia entrega de tablets aos alunos contemplados nos editais de Auxílio Inclusão Digital

por Luciano Santos publicado: 14/09/2020 21h57, última modificação: 15/09/2020 17h54

“Eu vejo forma positiva pelo fato de alguns alunos, como eu, não estarmos tendo acesso a computadores para termos as aulas remotas, então acho que este ato fortifica relação da instituição com seus discentes. Este programa é um incentivo a mais para fortalecer os alunos”: assim definiu o primeiro aluno a receber o empréstimo de um tablet no Câmpus São Luís pelo edital de Auxílio Inclusão Digital da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) da UFMA, Matheus de Souza Cardoso, do primeiro período do curso de Engenharia Química.

A satisfação do estudante paraense - oriundo de Ananindeua, cidade localizada na região metropolitana de Belém - reflete sua expectativa confirmada na manhã de hoje, 14, na Biblioteca Central do Câmpus, por reiniciar seus estudos do período 2020.1, após o drama de ter cancelado sua matrícula do período especial justamente por não contar nem com computador e nem com boa conexão para assistir às aulas.

A solução para ele e para as centenas de alunos em nove câmpus veio da própria Universidade, que aderiu ao programa federal Alunos Conectados, adquiriu mil tablets com recursos liberados pelo Ministério da Educação (MEC-Sesu), solicitou cinco mil chips à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para garantir o acesso à internet aos discentes e cadastrou mais de mil alunos nos editais de auxílio nas modalidades plena (tablets e chips) e pacote de dados.

A Universidade Federal do Maranhão, por meio de sua Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), preparou um trâmite totalmente digital que facilitou a adesão dos estudantes ao programa. Hoje, para receber os equipamentos, basta que o aluno contemplado em qualquer um dos dois editais faça sua adesão eletrônica ao Termo de Responsabilidade no SIGAA, se dirija à biblioteca de seu respectivo câmpus e apresente um documento de identificação. O atendimento na Cidade Universitária vai de 9h às 13h e nos demais câmpus do interior, os horários serão informados por cada direção local.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares, confirmou que, devido a um atraso no recebimento dos chips de pacote de dados, os alunos receberão um suporte financeiro destinado para o acesso à internet durante trinta dias, enquanto a Universidade aguarda o envio de autorização de aquisição dos chips pela RNP. Ele destacou o empenho de equipes de vários setores da UFMA para promover a inclusão digital de discentes em todos os câmpus da Instituição para o retorno do período 2020.1.

“O caso do Matheus, aluno ingressante de 2020.1 que foi contemplado com Auxílio Moradia, Auxílio Alimentação e Auxílio Digital, mostra que a gente consegue identificar, por meio de nossos métodos de avaliação, quais alunos têm necessidade prioritária em receber o apoio da Proaes. Agradeço o esforço de toda a equipe da assistência estudantil, tanto vinculados à pró-reitoria, quanto aos câmpus do interior, pois esses últimos seis meses têm sido um trabalho muito árduo neste e em outros objetivos. Acredito que nos próximos dias iremos dar tranquilidade maior aos alunos que foram contemplados em todos os nossos editais”, pontuou Soares.

O reitor Natalino Salgado considera essencial a vontade da Universidade em se reinventar, com a colaboração de todo o corpo docente, discente e participação dos técnicos administrativos. “No início de nossas atividades remotas, passamos por um período em que precisamos suspender o calendário acadêmico, mas promovemos logo ações de capacitação, treinamento, o projeto ‘EaD para Você’, estimulamos os professores, os alunos, e tudo isso foi fundamental para que pudéssemos agora estar preparados para reiniciarmos o período 2020.1. Este retorno vem com todas as precauções, cuidados importantíssimos para preservarmos a saúde de nossos servidores e alunos”, completou.

Saiba mais

O Termo de Responsabilidade a ser assinado eletronicamente antes do recebimento do tablet, enfatiza que o equipamento disponibilizado tem por finalidade o uso exclusivo para as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à instituição. A devolução do equipamento será no mesmo local onde ocorreu o empréstimo.

É de responsabilidade do estudante manter o aparelho em perfeito estado de conservação e seguir todas as diretrizes estabelecidas pela instituição. Em caso de extravio e/ou dano, total ou parcial, do material retirado, é necessário comunicar, imediatamente, à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. A não devolução do equipamento e acessórios (tablet, carregador e cartão de memória) acarretará cobrança judicial e a impossibilidade de efetivar inscrição em disciplinas e/ou conclusão do curso.

O tablet possui 16Gb de memória, sistema operacional Android e conexão de dados móveis. Todos os equipamentos levarão um selo numérico, que é o tombamento, o que fica registrado e identificado no acervo patrimonial da Universidade Federal do Maranhão, sendo, portanto, um equipamento de registro federal.

Confira também: