Tablets do Auxílio inclusão Digital são entregues a estudantes dos câmpus da UFMA no interior

por Luciano Santos publicado: 18/09/2020 23h34, última modificação: 01/10/2020 21h38

Dando continuidade ao trabalho realizado por meio dos editais de Auxílio Inclusão Digital da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), mais tablets estão em distribuição também nos câmpus da UFMA no interior — Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo —, auxiliando centenas de estudantes na retomada das aulas do período 2020.1 em modo ensino remoto ou ensino híbrido.

Ao todo, estão em transporte e sendo entregues às bibliotecas dos câmpus do interior aproximadamente 645 tablets. Para fazer a entrega, servidores da Universidade ligados à Proaes e à Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB) vão verificar os dados do aluno via sistema e coletar a assinatura presencial do discente que foi aprovado no edital em qualquer uma das modalidades: plena (tablets e chips) e pacote de dados.

É importante que o estudante contemplado em qualquer um dos dois editais faça sua adesão eletrônica ao Termo de Responsabilidade no SIGAA, dirija-se à biblioteca de seu respectivo câmpus e apresente um documento de identificação. Nos câmpus do interior, os horários de atendimento são informados por cada direção de centro local.

No Câmpus de Grajaú, a previsão de contemplados com os tablets é de 41 alunos, que já foram convocados para assinatura dos termos de compromisso via SIGAA e já estão recebendo os aparelhos desde quarta-feira, 16. A assistente social do câmpus, Andrea Lemos Gomes, elogiou a atitude da Universidade em prol dos estudantes.

“Acredito que, em um momento tão novo e difícil para todos, a Universidade se posicionou de maneira ética e responsável ao tentar garantir a continuidade das atividades de ensino, mas sem comprometer a saúde física e emocional dos alunos, professores, técnicos e terceirizados. Assim, o uso de tablets poderá facilitar o acesso às aulas e atividades que serão realizadas durante esse período, ampliando o alcance e a equidade em educação”, ressaltou.

Quem corrobora a visão de Andrea Lemos é o estudante do Câmpus São Bernardo Lucas Oliveira, do quarto período da Licenciatura em Ciências Humanas — Sociologia. Ele relata que muitos de seus colegas de câmpus não dispõem de recursos tecnológicos e financeiros que permitam acesso a todos os recursos necessários para a vida acadêmica, serviço de internet em casa, celular ou mesmo computador.

“Este programa visa cumprir um papel importante na vida dos estudantes beneficiados, porque, por meio dele, podemos realizar, desenvolver nossas atividades acadêmicas. Também seria muito bom se a Universidade, ao término das atividades, permitisse que os estudantes ficassem com o tablet, pois isso ajudaria a vida acadêmica de muitos alunos que não dispõem desse recurso na sua vida acadêmica pós-término de período”, completou o discente. Sobre o assunto levantado por ele, a Proaes já havia estipulado que a posse do equipamento pode ser prorrogada por mais um período, via edital que será lançado após o término do semestre 2020.1.

Cláudia Cabral Barreto da Silva, assistente social do Núcleo de Assistência Psicopedagógica do Câmpus São Bernardo, realçou a relevância dos Editais de Auxílio Inclusão Digital para os alunos locais. “O nosso câmpus está comemorando dez anos, e temos alunos tanto de São Bernardo quanto dos arredores, de muitos povoados próximos, inclusive de municípios do Piauí, como Luzilândia e Parnaíba, então o câmpus conta com estudantes tanto do Maranhão quanto do Piauí. Temos alunos com muita vulnerabilidade social e, com o retorno das aulas deste período, como poderíamos fazer isso? Estávamos mesmo precisando do intermédio da Universidade”, declarou.

Em Balsas, os tablets são entregues até mesmo junto com ecobags, que foram adquiridas de um projeto da Biblioteca local para conservação do acervo, uma parceria feita com apoio da Fapema. As bibliotecárias viram que a quantidade que havia sobrado das bolsas era suficiente para ser entregue junto com os tablets, como forma de incentivo à preservação do equipamento emprestado aos alunos pelo programa.

BALSAS

CHAPADINHA