Sintema recebe 700 máscaras e testes de covid-19 para distribuição aos servidores da UFMA

por Luciano Santos publicado: 15/09/2020 11h07, última modificação: 15/09/2020 18h01

Na manhã de ontem, 15, membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de 3º grau no Estado do Maranhão (Sintema) receberam das mãos do reitor e de sua equipe uma remessa de 700 máscaras que serão distribuídas aos servidores dos setores que retornaram às atividades presenciais nos câmpus da UFMA. O reitor também declarou que 300 testes sorológicos para testagem de covid-19 no Hospital Universitário também foram disponibilizados aos servidores, de modo a garantir a saúde dos colaboradores em atividade presencial na Universidade.

O presidente do Sintema, Ademar Sena de Carvalho, informou que o Sindicato fará contato com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) para levantar o quantitativo de servidores que retornaram ao trabalho presencial e assim organizar a distribuição das máscaras nos setores. O pedido das máscaras e dos testes foi uma reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores, tendo em vista a preservação da saúde dos colaboradores, conforme explicou.

“Essas máscaras e testes fazem parte da biossegurança, é uma exigência da Organização Mundial da Saúde, das instituições de saúde do estado e do município. Com esse material, temos esperança de retorno mais protegido, sem risco de contrair o vírus ou de contaminar outras pessoas”, destacou.

O reitor também reforçou a importância de assegurar a integridade dos trabalhadores da Universidade e daqueles que são atendidas por ela. “Estamos entregando um quantitativo de máscaras para os nossos servidores, distribuição de álcool em gel, tudo aquilo que é importante para a saúde e segurança para nossos trabalhadores”, frisou o reitor.

Saiba mais

As máscaras entregues ao Sintema fazem parte de uma doação à UFMA de dez mil máscaras pela Diretoria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), fruto da parceria tradicional entre as três insituições para ações sociais, de cooperação técnica e, neste momento de pandemia, para a presernvação da saúde de trabalhadores da Universidade.