Notícias

Em cerimônia virtual, 31 alunos do Câmpus de São Bernardo recebem outorga do grau

publicado: 18/09/2020 18h12, última modificação: 21/09/2020 18h09

 

SÃO BERNARDO – Na tarde de quinta-feira, 17, o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Marcos Fábio Belo Matos, concedeu a outorga de grau, referente ao segundo semestre de 2019, por meio da plataforma Google Meet, a 31 formandos do Câmpus de São Bernardo. Foram sete do curso de Ciências Humanas – Sociologia; três de Ciências Naturais – Química; dezessete de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa; e quatro, de Bacharelado em Turismo, ocasião que reuniu aproximadamente 160 pessoas na sala virtual.

Emocionada ao ser escolhida pelos formandos como paraninfa oficial, a professora do curso de Ciências Naturais Maria do Socorro Evangelista Garreto iniciou a cerimônia parabenizando a luta árdua dos estudantes concluída no tão sonhado diploma universitário.

 

“As muitas noites maldormidas, a dificuldade de transporte para chegar à Universidade ou os perigos na estrada, a exaustão ao fim de cada aula após leituras de longos textos ou fixação de fórmulas complexas, entrega de resumos, fichamentos, apresentações de seminários e muitas avaliações presenciais contribuíram para o crescimento de vocês, e, apesar das dificuldades encontradas nessa caminhada, vocês não desistiram. Até ontem, vocês eram jovens inseguros e despreparados; hoje, vocês são colegas de profissão, competentes e capacitados para o mercado”, discursou.

O orador da turma, Joabe Garcez Gomes, do curso de Bacharelado em Turismo, destacou a amizade como trunfo inabalável nos momentos difíceis. “Foram as amizades, o companheirismo e a cumplicidade que partilhamos em sala de aula e pelos corredores da Universidade que nos faziam acreditar que hoje chegaríamos até aqui. Aprendemos com a turbulência causada pela pandemia que a vida é inesperada, tudo pode acontecer. Já dizia o brasão da UFMA – ‘A vida é combate’, mas juntos, professores e alunos, superamos as adversidades e nossos sonhos alçaram voos mais altos”, proferiu.

 

O vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos também ressaltou que o mundo tem vivido tempos difíceis por causa da pandemia e que os desafios têm sido enormes para todos: como indivíduos, como sociedade e como instituição federal de ensino superior, mas que a UFMA tem se reinventado para se adequar às exigências deste momento.

“Criamos uma série de novas práticas para dar conta das novas e nossas exigências: formatizamos o ensino remoto e híbrido; criamos toda a documentação necessária para a efetivação de colação de grau remota como esta, retornamos com o trabalho presencial com as condições para o distanciamento e atendimento seguro, fomos em busca de recurso para bolsa de conectividade e empréstimo de tablets para aqueles estudantes que não tinham condições de acompanhar as aulas remotas, criamos treinamentos para capacitar os professores para a utilização das ferramentas na educação remota”, destacou em seu discurso o vice-reitor.

 

Ele celebrou a comunidade discente pelo empenho e dedicação nesse momento de distanciamento social e ensino remoto. “Parabenizo os estudantes que se esforçaram e se dedicaram dia a dia para desenvolver, da melhor maneira possível, esta nova forma de apreensão de conhecimento. Esperamos que seja apenas um momento que, no futuro, deixará como espólio apenas o que for bom. Desejamos que todos os formandos tenham a competência necessária para atender aos requisitos que o mundo exige como profissionais e como seres humanos” finalizou.

Antes de encerrar a solenidade, a UFMA prestou uma homenagem aos formandos, por meio da execução do hino “Canção do Egresso”.

Formandos:

Curso de Humanas – Sociologia

Cilmario dos Santos Costa

Jose Henrique Marques

Juliana Moraes Castro

Lucidalva Pereira da Silva

Maria Vanessa dos Santos Costa

Sandra Maria Pereira da Silva

Sharon Tyler Araujo Fonseca

Curso de Naturais – Química

Adao Coelho de Carvalho Filho

Marcelo Candeira Costa

Rafael Costa Sousa Azevedo

Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa

America da Silva Leite

Ana Paula Silva Porto

Chislane Pereira Silva

Edilene Rodrigues Afonso

Fernanda Ferreira Souza

Franciane Araujo de Oliveira

Gabriela Cristina de Sousa Marques

Gabriela Oliveira Brito

Joelma Souza Oliveira

Kelvin Rodrigues Caldas

Marcia Brandao de Almeida

Maria de Jesus Silva Lima

Mylenna Costa Martins

Natalia de Jesus Alves Viana

Paulo Henrique Carvalho dos Santos

Simony Meireles Silva

Tatiane Rocha Cavalcante Santos

Curso de Bacharelado em Turismo

Elizama Portugal da Silva

Joabe Garcez Gomes

Maria Patricia Silva Ribeiro

Patriciane da Silva Garces